O governo de Minas Gerais anunciou nesta quarta-feira (7) que a macrorregião do Triângulo Sul e a microrregião de São Gotardo, podem avançar para Onda Vermelha do plano Minas Consciente a partir da próxima segunda (12), caso o cenário positivo se mantenha favorável.
As duas regiões serão monitoradas até a próxima sexta-feira (9), podendo permanecer na Onda Roxa caso haja piora nos indicadores.
A macrorregião do Triângulo do Sul, com sede da Superintendência Regional de Saúde (SRS) em Uberaba, é composta também por Campos Altos, Araxá, Ibiá, Pratinha, Tapira, Perdizes, Sacramento, Santa Juliana e mais 18 cidades.
Já a microrregião de São Gotardo tem além do município, Santa Rosa da Serra, Matutina, Tiros, Carmo do Paranaíba, Rio Paranaíba e Arapuá.
A decisão foi tomada hoje pelo Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado.
O governador ressaltou que os números já apontam para o resultado positivo das medidas mais restritivas impostas pela Onda Roxa e que o esforço da população terá reflexo na queda no número de óbitos.
Onda vermelha
Nesta fase do Minas Consciente, fica permitido o funcionamento de todas as atividades, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas.